Curtiu os posts?

Incentive as postagens, comentando ao final do que tiver curtido! =)


sábado, 17 de novembro de 2012

Dia 11 - Até São João del Rei - MG (+ 213 km = 2.937 km)

Local: São João Del Rei - MG, Brasil
Nossa, hoje o dia foi bem proveitoso! Apesar das fotinhos miadas dos últimos dias, hoje deu pra rechear bem o álbum com bastante coisinha. De museus, igrejas, cidades, estradas, conhecidos, cerveja... foi bacana! =)

 Bom, tentei acordar cedo, mas... já viu né. Ontem eu tava capotando de sono e ia tentar dormir cedo, mas fiquei papeando na net até altas horas e só fui dormir lá pela meia noite. Aí tentei acordar umas 7h, mas fui desligando o celular até umas 8h30, qdo consegui por fim (com muito custo) levantar.

Tomei meu café (sem conseguir comer tanto, como sempre)... e aliás foi o hotel que vi mais gente na hora do café. Depois voltei pro quarto, organizei uns rolês pro dia e fechei a conta ali, saindo umas 10h do hotel.

Como eu mal havia ouvido falar dessa cidade (Mariana), nem imaginava que teria tanta coisa. Mas a cidade rendeu viu... ela é tipo uma Ouro Preto mais simples, menos "muvucada". Tirei fotinhos de vários lugares, inclusive uma igreja que permitia tirar fotos, enfim! Umas praças, pelourinho, mais igrejas...

Depois saí de lá já mais de meio dia acho, e fui pra Ouro Preto. Antes tentei visitar a Mina da Passagem, que fica logo depois de sair de Mariana, mas achei meio absurdo pagar 26 conto pra um baguio que nem sei exatamente o que era... então deixei quieto.

Já em Ouro Preto, além do que eu já tinha visitado na véspera, pude tirar mais fotos de igrejas, museus... e destaco aqui a Casa da Ópera, que funciona como Teatro Municipal tb. Nossa, esse vale muito a pena ir! Paga-se uma entrada ínfima (R$ 2 ou R$ 1 meia), pode tirar fotos... e é bem lindo! Bem pequeno mas muito ajeitado e bonito. Podem conferir pelas fotos, e se forem até lá, não deixem de presenciar pessoalmente. Um careca que aparece nas fotos sentado ali, era o cantor que ia se apresentar mais tarde lá.

Nesse trecho eu tinha deixado a moto encostada e fui andar um pouco pra ver os lugares mais perto ali. O problema é que a Casa dos Contos ficava lá embaixo em uma ladeira... e até descer essas pirambeiras já está me doendo (=sedentarismo), imagina pra subir então! Tive que comprar meio litro de hidrotônico pra repor um pouco de tudo que tava perdendo... dava quase pra ver meus isótopos escorrendo pela careca...

Peguei a moto novamente, enfim! Subi uma ladeira miserável, tendo que inclinar pra frente na moto pra ela num virar pra trás... pq era quase uma parede o baguio. E é claro... naquelas ruas de pedra. Eles adoram isso por ali... Mas, consegui escalar o paredão todo com a moto, e cheguei lá em riba no Morro São Sebastião, que é um mirante de Ouro Preto, onde se pode ver a cidade toda. Bem legal, aumentando as fotinhos dá pra ver todos os lugares famosos ali eu acho. Ou quase.

Depois mais algumas igrejas na parte lá de cima pra finalizar, e por fim... acabou-se Ouro Preto. Hora de pegar a estrada e seguir pra próxima cidade! Mas... não sem antes ser parado de novo pela polícia na saída de Ouro Preto.

Mas dessa vez foi tranquilo... verificaram a documentação, olharam a moto, blz. Anotaram os dados lá pras estatísticas deles, eu já fui perguntando logo no começo sobre a distância pra próxima cidade que iria, eles ficaram pensando a respeito e explicando o caminho que eu teria que pegar, e com isso já nem deixei abrir a possibilidade de focarem em embaçar com algo na moto. No máximo o cara perguntou se aquelas manoplas num atrapalhavam não, escorregando... e eu disse que não, que por conta das ranhuras talvez, não tinha problema nenhum com aquilo. E já ieras... Qdo a polícia age assim, verificando documentação, tá tudo em ordem e libera... acho certo. Estão fazendo o trabalho deles. Mas ficar arranjando problema pra foder com a vida dos outros ao invés de ir atrás de bandido... aí já acho totalmente errado. Mas enfim...

Fui seguindo pela estrada, e entrou na reserva. Blz, fui mais de boa e esperando achar um posto. Só que nada de aparecer algum... e a estrada só subindo e descendo, subindo e descendo... até que numa subida, a moto pára. Tentei fazer pegar algumas vezes, e nada... e faltando ainda uns 500m pra subir, mas BEM inclinado! Aí blz, lá fui eu tentar empurrar ela pra subir, pra ver se com sorte depois pegava mais descidas e chegava num posto.

Mas depois de uns 15 minutos empurrando e revezando uns descansos, devo ter conseguido subir uns 100m com ela (nessas horas que se vê a vantagem de ter uma moto "leve"), e meus batimentos devem ter subido uns 80%. Aí fui tentar fazer pegar mais umas vezes, pra ver se pelo menos empurrava com ela ligada e engatada, pra aliviar o esforço, e ainda não pegava. Aí tentei com o afogador puxado, e ela pegou! Aí já subi nela e consegui terminar a subida ali... aí desliguei o afogador e continuei em frente, na descida que vinha logo depois, e ela voltou a funcionar. Aproveitando a gasolina que ainda tinha mas ela não tava conseguindo puxar por ser pouca e na subida.

Aí rodei mais uns 6 km com ela, até achar um posto e poder enfim completar o tanque, ufa...

Segui então em frente, e me senti atravessando um bombom, ao cruzar o centro de Ouro Branco... depois fui em direção a Congonhas, e tinham poucos pontos ali pra fotografar. Tirei fotos, mas não fui no Parque das Cachoeiras por conta do horário e da chuva... Aí resolvi ir pra próxima, Tiradentes.

Essa já um pouco mais longe... nesse caminho, entre 17h30 e 19h, pude apreciar o sol se pondo... desde lá de cima até sumir totalmente no horizonte. Nossa, show de bola! Dá pra ter uma leeeeve noção da lindeza toda pelas fotos, mas não se compara a ver isso pessoalmente!

Fora que o tempo pra rodar aí nessa faixa de horário, estava ótimo! Tava um friozinho bem gostoso, o tempo bem lindo com um belo sol (sem esquentar pq já tava se pondo)... tava tudo ideal pra viajar! =)

Aí depois peguei um pouco de chuva, e pelo avançado do horário, nem daria pra ficar tirando fotos em Tiradentes... eu nem lembrava qta coisa tinha lá pra fotografar. Aí resolvi ir direto pra São João del Rei, onde tinha resolvido pousar. Logo ao chegar na cidade, dei muita sorte! No primeiro hotel que parei pra ver, já achei a estadia mais barata da viagem, com café e uai-fai... show!


Entrei pra largar as coisas e vi que começou a garoar um pouco. Logo a garoa virou uma chuva forte! Mas assim como na maioria da viagem, choveu bem forte uns 5 ou 10 minutos, e parou. Aí saí do hotel um pouco depois, e fui até um campus da Universidade Federal daqui, onde tá tendo a 14ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo. Lá fui encontrar um conhecido.

Comecei comendo uns salgados ali, e depois fomos tomar umas brejas e bater papo, enquanto víamos os vídeos que filmaram das apresentações de fogo desta tarde, numa cachoeira ali próxima. Bem legal! E pelo que vi no site, o evento todo era repleto de coisa bem bacana... só a galera circense, aquele povo meio hippie... =)

Por fim vi um cara que fazia uns artesanatos ali, de umas aranhas e escorpiões... show de bola! Já comprei umas aranhinhas pra mim, hehe. O cara manda muito bem, dá pra ver nas fotos tb.

Por fim, 23h e tanto, voltei pro hotel, a 2,5 km dali. Estou atualizando tudo, já passou de 1h da matina, e de novo, pra variar, vou dormir tardão. Isso pq amanhã eu precisava realmente acordar cedo pra conseguir fazer tudo... mas já viu né! =/

Deixa eu encerrar logo isso pq tá difícil manter os olhos abertos! Falta pouco pra acabar a viagem... até!


"O Brasil vai alcançar o pleno desenvolvimento quando respeitar o passado com o mesmo ardor com que anseia pela conquista do futuro."
(Flávio Gutierrez, 1925-1984 - Patrono do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Museu do Oratório, Museu de Artes e Ofícios)

A rota percorrida hoje: http://goo.gl/maps/SQObM

Todas as fotos de hoje: https://photos.app.goo.gl/aQzddIWqNOUNtVk63

Para continuar lendo na ordem, depois de deixar seu comentário sobre essa postagem, só clicar AQUI.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Poooooooorra véi, lindão esse por do sol, tá mandando bem nas fotinhos! Abação!

    ResponderExcluir